top of page
Design sem nome (25).png

Educação Ambiental

Implementamos e desenvolvemos projetos de Educação Ambiental em parceria com instituições, empresas, poder público e escolas para a realização de projetos socioambientais que possam contribuir para o desenvolvimento de práticas sustentáveis aplicadas à rotina das pessoas e comunidades. Pequenas ações que nos direcionam para nosso propósito de colaborar com os movimentos já realizados no território onde atuamos.

NOSSOS PROJETOS
Viver o Viveiro

O Viveiro Municipal “Seo Moura” é um espaço educador, uma área verde no coração do município Jacareí.

Este espaço tão valioso agora está aberto todos os domingos visando atender e cumprir políticas públicas de educação ambiental municipal, ampliando o acesso às atividades oferecidas de forma gratuita a população, como oficinas ambientais e artísticas, distribuição de mudas de ervas medicinais e realização de trilhas, favorecendo o maior contato com o meio natural.

Essas ações acontecem em parceria com a Prefeitura Municipal de Jacareí e visam integrar e sensibilizar todos e todas perante
as questões ambientais, podendo culminar na mudança cultural por parte dos indivíduos.

Localidade:  Jacareí / SP

IMG_8628 (2).png
IMG_8613.png
JORNALECO

Elaboração do material educativo JornalEco com o objetivo de dialogar com o cotidiano das comunidades escolares (educandos, seus responsáveis e funcionárias(os) da escola), contemplando a realidade local e facilitando o processo de reconhecimento e entendimento de onde se está inserido. Com o material pronto, realizamos a formação de educadoras e educadores da rede pública de ensino.

Localidades: Três Lagoas/MS, Brasilândia/MS, Selvíria/MS e Ribas do Rio Pardo/MS.

AMBIENTE-SE

Formação e capacitação das professoras(es) da rede municipal de ensino, visando auxiliar os mesmos em propostas de projetos pedagógicos ligados a temática ambiental.

Localidades: Guararema/SP.

FORMAÇÃO AMBIENTAL
QUATRO RIBEIRAS

As ações de educação ambiental deste projeto visam contextualizar a importância da sub-bacia do córrego Quatro Ribeiras para produção de água e segurança hídrica do município de Jacareí / SP, por meio da parceria com escolas municipais, viveiro municipal e Núcleo de educação ambiental (NEA).


Localidades: Jacareí/SP.

CICLO DAS
ESTAÇÕES

A fim de promover encontros e trazer sentido à prática de pertencer ao meio em que estamos inseridos, a equipe de educação ambiental do Instituto Suinã foi convidada pela equipe da APAE de São José dos Campos para propor um projeto de sensibilização para as/os colaboradoras/es. 

Localidades: São José dos Campos/SP.

DE OLHO NO
RESÍDUO

Fomento de ações que visam minimizar a problemática do descarte incorreto de resíduos, a fim de unir esforços e aproximar o poder público, as empresas que atuam no município, cooperativas, atores locais e sociedade civil na busca de alternativas técnicas que possam ser implementadas na sensibilização dos munícipes, estimulando a mudança de hábitos.

Localidades: Porto Feliz/SP.

PRÁTICAS SUSTENTAVÉIS

Promover uma reflexão-ação coletiva com foco em tornar diferentes escolas em um espaço educador sustentável, convidando gestores, professores, alunos, familiares e demais pessoas, a
pensarem criticamente sobre suas escolas.

Localidades: Jacareí/SP; Guararema/SP; 

Capão Bonito/SP; Alumínio/SP e Salto de Pirapora/SP.

PÁTIO
VERDE

Contribuir para a transformação da escola num Espaço Educador Sustentável (EES) a partir das três dimensões inter-relacionadas - o espaço físico, gestão e currículo - fazendo formação com educadoras, vivências com estudantes e implantação de tecnologias sociais por meio de mutirão com pais, mães e toda a comunidade escolar.

Localidade: Guararema/SP.

O projeto fomentou a organização de uma rede de produtoras e produtores urbanos agroecológicos no Distrito de São Silvestre, Jacareí - SP e contribuir com a transformação das relações humanas a partir de um olhar
carinhoso com o espaço em que vive.


Localidade: Jacareí/SP.

QUINTAIS
PRODUTIVOS
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA
EMPRESA SUZANO

Contribuir com a gestão do espaço e de ações no entorno da unidade fabril a partir da educação ambiental e mobilização social com a integração e
sensibilização contínua dos funcionários, comunidade, estudantes, empresas e público em geral.


Localidade: Jacareí/SP.

Logo Instituto Suinã.png
Design sem nome (11).png
Design sem nome (8).png
Design sem nome (9).png
Design sem nome (10).png

Nos acompanhe nas redes sociais:

bottom of page