top of page
Design sem nome (41).png

Conservação e Manejo de Biodiversidade
Por meio de estudos e pesquisas em campo, geramos informações relacionadas à biologia da conservação contribuindo com a manutenção dos sistemas naturais com foco na biodiversidade e conservação de solo e água.

NOSSOS PROJETOS

O Instituto Suinã participa desde o início de 2022 do programa Planos da Mata, um projeto desenvolvido pela SOS Mata Atlântica e fomentado pela Suzano Papel e Celulose, que tem como objetivo construir ou revisar junto às prefeituras e comunidades os PMMAs (Planos Municipais da Mata Atlântica) de 33 municípios nos estados de São Paulo, Minas, Espírito Santo e Bahia. O instituto ficou a cargo de 4 cidades: Guararema, Jacareí, Salesópolis e Santa Branca - SP


Localidade: Jacareí/SP, Guararema/SP, Salesópolis/SP e Santa Branca/SP.
 

PLANOS DA MATA

Utilizamos a Interpretação Ambiental (IA) para criar oportunidades para que pessoas sejam sensibilizadas sobre os bens naturais, cultura e história de cada Área ou Unidade de Conservação a partir da tradução das informações técnicas e científicas utilizando estratégias de educomunicação que orienta práticas de criação e fortalecimento de ecossistemas comunicativos abertos e democráticos nos espaços educativos.

 

Assim, a conservação ganha mais aliados e as mudanças positivas de comportamento podem ocorrer de forma crescente e duradoura, por falar de forma direta com a sociedade e gerando empatia e identificação pessoal entre o público e aquilo que queremos proteger: a natureza.


Localidade: Parque das Neblinas/SP.
 

ENCANTAMENTOS
DA NATUREZA
INVENTÁRIO
DE FAUNA

Realizado o inventário preliminar de fauna na Unidade de Conservação Refúgio de Vida Silvestre do Bicudinho, em Guararema - SP. A coleta de informações é realizada no interior de fragmentos de mata nativa e em áreas de borda e abrange os seguintes grupos zoológicos: mamíferos, aves e anfíbios. A metodologia utilizada envolve amostragem indireta (rastros e vestígios) e direta (uso de "câmeras trap" e observação direta), essas técnicas dispensam a captura dos animais em redes ou armadilhas.

Localidade: Guararema/SP.
 

ÁRVORES RARAS
NA 
PAISAGEM

Assegurar a presença das árvores ausentes na paisagem do Vale do Paraíba Paulista e resgatar a importância dessas espécies como símbolos de conservação das florestas.

Localidade: Guararema/SP.

Para acessar o folder do projeto:
 

DIAGNÓSTICO SOCIOAMBIENTAL DA SUB-BACIA
4 RIBEIRAS

Projeto voltado ao diagnóstico socioambiental da sub-bacia do quatro ribeiras a fim de mobilizar e sensibilizar os proprietários de terras a conservarem os recursos hídricos por meio de melhorias ambientais em sua propriedades. O foco do projeto é a análise da condição das nascentes existentes, com objetivo de restauração ecológica das mesmas quando desprovidas de vegetação.

Localidade: Jacareí/SP.

CARACTERIZAÇÃO DE VEGETAÇÃO

Caracterização da vegetação ou laudo de vegetação é um inventário da vegetação de uma determinada área ou região. Tem como objetivo trazer informações como diversidade, abundância e estado de conservação da vegetação existente no local.
As informações coletadas podem auxiliar no planejamento de intervenção de uma determinada área e auxiliar na mitigação de seus impactos, bem como propor soluções para aumentar a biodiversidade local.


Localidade: Extrema/MG
 

UNIDADE DE CONSERVAÇÃO-O REFÚGIO DEVIDA SILVESTRE

Criada a Unidade de Conservação, Guararema se tornou destaque internacional por sua importância na conservação de uma espécie globalmente ameaçada de extinção que só ocorre nessa região. O Refúgio de Vida Silvestre (RVS) em Guararema tem o objetivo de proteger o bicudinho-do-brejo-paulista, o sagui-da-serra-escuro e as demais espécies da fauna e da flora ameaçadas ou não de extinção, além de garantir a manutenção dos recursos hídricos do município. 

O Instituto Suinã faz parte dessa linda trajetória compondo a equipe técnica por trás da elaboração da proposta de criação da Unidade de Conservação, juntamente com a Prefeitura Municipal de Guararema, a Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil – SAVE Brasil e Mosaico Ambiental Ltda.

Localidade: Guararema/SP.

Logo Instituto Suinã.png

Nos acompanhe nas redes sociais:

Design sem nome (11).png
Design sem nome (8).png
Design sem nome (9).png
Design sem nome (10).png
bottom of page